segunda-feira, 20 de outubro de 2014

De passagem

Bom dia, queridos leitores! 
Depois de tanto tempo sem escrever, de repente, a inspiração me chamou e resolvi voltar. Vinha querendo voltar há tempos, mas, como sempre, a vida chama para tanta coisa que a cabeça não dá conta de tudo. 
Nesse período em que fiquei afastada me aconteceram muitas coisas. Entre estudos, trabalhos e contatos, novas ideias e impressões vieram me transformando. O cabelo continua vermelho, a alma continua ruiva e o horizonte, agora, parece um pouco mais claro.
Há alguns dias, quando ainda pensava em voltar com o blog antigo, estive pensando em coisas que gosto de fazer no Rio e que nunca irão entrar no roteiro para nenhum turista. E eu não sou turista, sou residente na cidade, onde também nasci e de onde me mudei antes de completar um ano, para só retornar perto de completar doze. No entanto, só consegui pensar em como muitas das minhas ideias agradariam quem estivesse por aqui só de passagem.
Então me lembrei que, de passagem, eu também estou. Não é a sensação de pertencimento que me faz contemplar os espaços e desejar ser parte deles, mas a falta dela. Talvez por ter saído muito cedo de casa, entendi que meu lugar é o mundo e que, em cada ponto da sua superfície, sempre estarei de passagem.
Às vezes em períodos longos, em outras, curtos, mas, em todas, as passagens são estágios que engordam o currículo da nossa vida. Lembro-me da bela canção de Jorge Drexler que diz: “hay gente que es de um lugar, no es mi caso; yo estoy aquí, yo estoy aquí de paso”, e é isso mesmo, estar de passagem nos faz romper amarras e viver plenamente nossas experiências (a ideia de romper amarras me fez lembrar de outra canção de Jorge Drexler, mas dessa eu falo depois).

Por isso, compartilho com vocês essa percepção e lanço como proposta o olhar, ainda que momentaneamente, de alguém que está de passagem pelos lugares onde estamos diariamente. Acreditem, eles guardam surpresas, e das grandes! As experiências mais marcantes surgem aparentemente por acaso, só cabe a nós a abertura para que elas aconteçam.

2 comentários:

  1. E as suas atividades das quais gosta de fazer aqui no RJ? Conte-nos num próximo texto. Gostei do seu entendimento incisivo acerca do pertencimento, da eternidade, ou falta dela. Realmente tb julgo q tudo e todos estamos de passagem. Inclusive nossa mente, q constantemente muda, passa para novas percepções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só agora vi seu comentário, Marcos Davi. Entre algumas das coisas pouco óbvias que gosto de fazer no Rio, destacaria: levar turistas ao Bar Urca (Urca, para turista, normalmente é Pão de Açúcar e só!); ir comer nos quiosques da Praia da Bica, na Ilha do Governador, à noite; indicar a quem tem criança para levar seus filhos à Praça Hans Klussman (um lugar pra lá de escondido da Tijuca); preferir a Praia Vermelha em fim de tarde a qualquer outra mais badalada durante o dia... e por aí vai. Vc me conhece a 15 anos e sabe: não sou uma pessoa óbvia, não gosto de coisas óbvias.

      Excluir